ESCOLA: ESTADUAL JOAQUIM MÁRIO BONFIM
|
|||
ENDEREÇO: RUA- kadiwéu N°: 861
BAIRRO: centro CIDADE: Bodoquena FONE(S): 3268-1386
|
|||
ESCOLA:
Estadual João Pedro Pedrossiam
ENDEREÇO:
Rua 13 de maio Nº 636
BAIRRO:
Centro CIDADE:
Bodoquena FONE: 3268-
1667
|
|||
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 15/07/2014 a 28/
11/2014
|
|||
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL
|
TURNO(S): Matutino e vespertino
|
||
NÚMERO DE ALUNOS: M ( 5) F
( 3)
IDADE: 4, 12, 14, 19,20 e 22
|
TÉCNICA NUESP: Nilva Jesus Figueiredo da Silva
|
||
TEMA:
PROJETO: ÁGUA
“FONTE DE VIDA”
|
|||
PROBLEMATIZAÇÃO:
O
projeto ÁGUA “FONTE DE VIDA” tem por finalidade
contribuir em leitura e conhecimento dos estudantes sobre a importância da
água para os seres vivos em nosso planeta, bem como a saúde e nosso bem
estar. Ainda expor a realidade da
escassez da água em algumas regiões do nosso país e/ ou planeta.
|
|||
JUSTIFICATIVA
Algumas partes do planeta e também do
nosso país “ Brasil” vem sofrendo com a falta de água potável, sendo assim, esse
projeto irá proporcionar
sensibilização sobre questões
relacionadas a água e o meio ambiente, consumo e conservação. E também de
forma individual ou em grupo
expressar-se através de
atividades orientadas e diversificadas voltadas a valores de conservação da água.
|
|||
OBJETIVO GERAL
Pesquisar as causas e conseqüências da falta de
água em algumas regiões do planeta e
do país e o que podemos fazer para conservar a água no meio ambiente.
|
|||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
* Conceituais
*Conhecer as ações negativas e positivas do homem na
natureza.
*
Reconhecer que a qualidade de vida está relacionada as condições de higiene e
saneamento básico.
*
Relacionar imagens de rios poluídos e não poluídos.
*
Descrever imagens
*
Listar nomes de rios da Região Centro-oeste e dos maiores rios de água doce
do país.
*Identificar
a água própria para consumo e imprópria para ser utilizada pelo ser humano.
*
Valorizar a água como recurso natural.
*
Ordenar imagens relacionadas a água, observando a seqüência.
procedimentais
*Investigar
o alto consumo de água.
*Utilizar
medidas no cotidiano para valorizar a água.
*
Orientar- se de que a água não pode ser poluída e nem desperdiçada.
*Conhecer doenças relacionadas ao mal uso da água (
dengue ).
*Produzir
lista de palavras relacionadas a água.
*
Escrever as vogais e identifica-la na palavra água.
|
CONTEÚDO
LÍNGUA PORTUGUESA:Leitura de palavras,
listas, frases compreensão e interpretação de textos.
_Produção textual. Ortografia, acentuação e
dicionário.
_ acróstico, descrição de imagens, palavra
cruzada, caça- palavras, vogais, letras do alfabeto.
_Seleção de imagens.
_Músicas: PLANETA AZUL –composição Xororó/Ademir
e
PLANETA ÁGUA =composição Guilherme Arantes
- Produzir texto no programa HQ.
Matemática= números de 0 até 9, contagem, adição, subtração, multiplicação e
divisão. Consumo de água visto pela conta de água.
regra de três, porcentagem, unidade de medidas.
-Confecção de jogo da memória. -Simulador de água SABESP.
- Dados estatísticos( tabelas e
gráficos).
Arte: Cores,ilustração,
pintura, cartaz, maquete, slides, recorte e colagem relacionada ao tema.
Confecção
de gotas, peixe,aquário.
Ciências: água
poluída e não poluída.
Recurso
natural- água, a importância da água,
doença relacionada a água ( dengue).
Geografia: mapa hidrográfico,Nomes
de rios da região Centro-oeste e dos maiores rios do Brasil.
Observação
de mapa hidrográfico, jogos online relacionados a água.
Paisagem
natural e humanizada.
História: seqüência lógica.
história
|
||
Atitudinais
* Ter respeito com o meio ambiente.
|
|||
METODOLOGIA
Este
projeto será desenvolvido com as
seguintes etapas; primeiramente apresentando os objetivos do projeto.
Pesquisando na internet sobre o tema. Ouvindo lendo e cantando, também
fazendo a interpretação das músicas: PLANETA
ÁGUA Guilerme Arantes e PLANETA AZUL- Xororó e Ademir. Gravar o
canto dos estudantes no Dspeech.Com os estudantes em início da alfabetização fazendo a leitura do alfabeto todos os dias, lendo
vogais, usando jogos de mesa e online facilitando a compreensão da leitura e escrita . Utilizando a arte como
recurso de ilustração, pintura, desenho, cruzadinha, caça- palavras . O dicionário,
a ortografia e acentuação deverá fazer parte do acróstico, descrição de
imagens,lista de palavras, frases, produção de texto. Ainda os alunos terão
auxílio dos professores para produção de histórias no programa HQ, produção
de slides com imagens selecionadas da internet.
Para valorizar o conhecimento adquirido os
estudantes deverão demonstrar através de ilustração na cartolina, paint,
maquete, recorte e colagem.
Através
de observação verificando a diferença entre água poluída e não poluída, pesquisando em livros e na internet
a a importância da água, doença relacionada a água ( dengue). Nas aulas de matemática
trabalhando com a conta de água expedida pela SANESUL, explorando os
conceitos matemáticos de porcentagem,
unidade de medida, valor mensal etc. Confeccionando um mural com dados e estatísticas da problemática no Brasil com relação à falta
de água e figura relacionadas ao tema. Ainda sem esquecer da região que mais
sofre com a falta de água no momento ( Nordeste e São Paulo). Observando mapa hidrográfico
com nomes de rios da região Centro-oeste
e dos maiores rios do Brasil. Os jogos
online relacionados a água será uma ferramenta constante para memorização e
entendimento do tema. E esperamos que ao término do projeto os alunos
diferenciem paisagem natural e humanizada e reconheçam a importância da água
como recurso natural. Utilize essas informações como conceito Visita
a uma estação de tratamento de água em nossa cidade SENESUL .
|
|||
RECURSOS
Humanos- alunos, professores, coordenação pedagógica, técnica do NUESP e
direção.
Materiais- jornais, revistas, livros, acesso a internet, conta de água, cola,
tesoura, papéis para mural, máquina
digital, fita adesiva, giz, quadro branco, pincel,borracha, caneta,
cartolina, pincel atômico., sulfite, computador, impressora, caixa de som,
microfone, multimídia, pen drive, Cd , mapa hidrográfico, globo terrestre.
Materiais descartáveis- garrafa pet, caixa de papelão.
|
|||
PRODUTO
FINAL/APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Encerramento com a participação Jara Correa com a musica Pantanal e apresentação dos
trabalhos.
No final do projeto teremos como produto
final lista de palavras no word, slides com imagens selecionadas, frases,
textos, história no programa HQ, maquete, ilustração no paint, os alunos
cantando gravado no Dspeech.
|
|||
AVALIAÇÃO
Ao longo de todo o desenvolvimento do projeto água “fonte de vida” será
avaliada a assiduidade, participação, leitura,
dedicação, a pesquisa e o envolvimento nas atividades solicitadas, também o
uso do computador e dos programas HQ e
paint para as produções escritas.
|
|||
REFERÊNCIAS
DICIONÁRIO AURÉLIO
ILUSTRADO- AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA
|
|||
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário