sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Projeto Saboreando as Grandes Navegações Marítimas



Projeto: Saboreando as Grandes Navegações (XVI)
Justificativa:
       Neste projeto temos como objetivo  aproximar a realidade do aluno ao conteúdo que está sendo estudado. Ao iniciar o ano letivo de 2013, percebi a necessidade de aprofundar o conteúdo “As grandes navegações”, para a turma do 5º ano “A”vespertino da escola Estadual Joaquim Mário Bonfim. Lendo o conteúdo, pensamos numa sequência didática que aproximasse acontecimentos históricos tão importantes e ao mesmo tempo tão distantes da realidade dos alunos. Os alunos precisam de muita informação, além das contidas nos livros. Na STE irão pesquisar sobre as chamadas “especiarias” (cravo, canela, noz-moscada e açafrão), levando-os a conhecer os produtos que impulsionaram as “Grandes Navegações”.
Uma das molas propulsoras para a saída do europeu ao mar foi o comércio das especiarias, que provocou o posterior intercâmbio de alimentos que mudou para sempre a História do paladar gastronômico no Mundo.  Com essa pesquisa será possível aos alunos reconhecer que parte dos alimentos que todos consomem atualmente, são frutos de um movimento econômico e cultural de cinco séculos atrás. A aproximação de passado e presente mostraria aos alunos que muitos fatos da historia refletem até hoje em nossa realidade.
Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem para  analisar os motivos que levaram o homem europeu a navegar por outros continentes, como África, Ásia e América; ainda reconhecer que grande parte dos alimentos que consumimos hoje já viajou o mundo, conhecendo suas origens e trajetórias.
Objetivos específicos:
* Expressar e debater opiniões respeitando a opinião de outro;
*  Trabalhar em equipe, compreendendo a importância de dividir tarefas e cooperação mútua;
*    Socializar-se com a família e colegas, ao preparar os pratos para a  degustação.
*Expor as pesquisas sobre as especiarias em seminário, listar as receitas pesquisadas em forma de cardápio no word e em slides .


Conteúdos Curriculares: As Grandes Navegações (XVI)
Metodologia:
Primeiramente, os alunos farão a leitura do conteúdo no livro didático e responderão aos questionários oralmente, em seguida farão pesquisas na STE sobre origem das especiariasregistrando no caderno. Em outro momento apresentarão essa pesquisa em seminário com auxílio da professora e demais colegas de grupo. No próximo passo,na STE  selecionar receitas culinárias que utilizassem tais ingredientes; pois fazem parte hoje da chamada culinária popular brasileira. Para material de apoio
Foi elaborado um cronograma das atividades:
1ª aula : no final da aula de história, pedi aos alunos que respondessem em casa a seguinte questão: Se você fosse viajar para outro país, para onde iria, como iria e o que levaria?
2ª aula: iniciei a aula pedindo para que alguns alunos relatassem para a turma o que haviam respondido na questão anteriormente levantada.
A seguir, fiz uma proposta à turma, preparar a receita culinária em que esse produto seria utilizado, apresentar a origem do produto (açúcar, batata, cacau, café, milho, tomate e trigo) e trazer o prato elaborado para a degustação (bolo melado, pão-de-queijo de batata, pudim de chocolate, curau, cuscuz de tomate e bolinho de chuva, etc...). Os alunos formarão os grupos, cada um receberá o nome do alimento e a receita, bem como o comunicado aos pais ou responsáveis sobre o Projeto.
3ª aula :  Os alunos iniciaram as apresentações, expondo, a origem do alimento do seu respectivo grupo e também a exposição e a  degustação dos pratos, momento de compartilhar entre eles a emoção de saborear as delícias que tiveram a oportunidade de executar.
4ª aula: Será apresentada as fotografias emslides tiradas de todos os pratos . Ao final da aula, será proposto a leitura da revista turma da Mônica sobre “ As grandes navegações”, logo  cada aluno como Tarefa terá que elaborar uma  História em Quadrinhos sobre a origem dos alimentos no HQ.
7ª aula: Alguns alunos lerão para a turma as histórias que escreveram e assim encerraremos o Projeto.
Avaliação:
   Eu encaro a Avaliação como meio e não um fim do processo ensino-aprendizagem; portanto, todas as etapas deste Projeto serão avaliadas; a participação dos alunos durante as explanações dialogadas; na realização das tarefas propostas; na organização dos grupos; na apresentação das preparações culinárias, bem como na explanação sobre a origem dos alimentos; na elaboração da História em Quadrinhos .  Apresentar slides com as preparações culinárias.

 
                   Pesquisando na STE                                                      Pesquisando na STE


 
                 Praticando a Gastronomia                                        Praticando a Gastronomia


Criando Histórias em Quadrinhos utilizando o HAGAQUÊ

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