Escola Estadual “ Joaquim
Mário Bonfim ”
Projeto
Escola sem
Bullying
Professores Responsáveis: Bianca, Ivete e Viviane.
Coordenação: Neusa Alves de
Sousa
Direção: Lucia Antunes
Tema: Escola Sem Bullying
Turma: Período: Vespertino /
2013
1- Introdução:
O Bullying tendo em vista que é
um ato que descreve a violência física ou psicológica, intencionais e
repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de
intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender, visa-se aplicar
performance adversa que iniba tais atos através de exemplos conscientes no
decorrer do projeto.
2- Justificativa:
Às práticas de violência, discriminação e
preconceitos, vivenciadas pelos educando no cotidiano da escola, têm apresentado
como u grande desafio para os professores, equipe gestora, comunidade escolar e
pais. Tais práticas, muitas vezes, podem acarretar dificuldades de aprendizagem
e desencadear traumas ao longo da vida. Em virtude disso, lança-se mão aqui de
atividades mantenedoras de ordem e respeito para coibir situações vexatórias os
quais evidenciam - se o Bullying.
3-
Objetivo específico :
Ø Envolver alunos, professores e a comunidade escolar no
resgate á cidadania e os direitos humanos, combatendo práticas discriminatórias
e preconceituosas no cotidiano escolar;
Ø Abordar as práticas de Bullying, tendo em vista as
diferentes agressões ( moral, física, verbal, etc. ), vivenciadas no cotidiano
das atividades escolares, nos diferentes tempos e espaços;
Ø Socializar com nossas pesquisas seminários sobre as
práticas do Bullying, enfocando as diversas formas de manifestações, as
características, os envolvidos e as conseqüências, além de formas de combate e
propostas para a nossa escola;
4-
Objetivo geral:
Ø Mobilizar professores, alunos, gestores e a comunidade
escolar para, compreendendo o Bullying, buscar respostas e oportunizar ações
para combatê-lo, tendo como princípios os valores a serem promovidos em sala de
aula – apreciação, colaboração, entre outros - , propiciados de um clima de
solidariedade e de respeito mútuo;
5- Metodologia:
Este
projeto desenvolverá através de etapas sendo:
1ª)
Etapa:
O projeto sobre: “ Escola Sem Bullying
”, desenvolverá através de uma fundamentação teórica a respeito do que é o
Bullying, sua caracterização, os tipos, os locais que mais acontece as Leis que
amparam vítimas do Bullying no Brasil. Os alunos utilizarão à Sala de
Tecnologia para pesquisar sobre o assunto usando ( computadores e internet).
2ª) Etapa:
Após a
pesquisa teórica, os alunos confeccionarão faixas e cartazes com frases e
dizeres sobre o Bullying nas escolas. Farão exposições deste material dentro e
fora da sala de aula. Por meio destes abrirão debates e discussões sobre o
assunto a fim de que falem de suas experiências e vivências ocorridas no
ambiente escolar.
3ª) Etapa:
O
projeto desenvolverá com apresentações teatrais, histórias em quadrinhos,
paródias, acrósticos, com apresentações na sala de aula e à comunidade escolar.
4ª) Etapa:
Serão apresentados aos alunos vídeos que
ressaltem um pouco mais sobre o tema ( You tube ) também que enfatizará a
discussão, este foi estendido à toda comunidade escolar.
5ª) Etapa:
Para
finalizar este projeto, os alunos farão comentários finais sobre o assunto,
declarações, comentários e sugestões de como combater o Bullying na escola,
para toda a comunidade escolar, tendo o apoio de um palestrante ( Autoridade ),
que fará uma explanação sobre o tema a fim de que oriente os alunos a combater
o Bullying nas escolas e como isso traria conseqüências drásticas a quem
praticá-lo.
6ª) Etapa:
Os
alunos irão postar o projeto no Blog da escola.
6-
Recursos Didáticos:
· Computadores / Internet;
· Livros Didáticos;
· Jornais;
· Revistas;
· Data Show;
· Faixas e Cartazes;
· Áudio;
· Sala de Tecnologia;
· Câmera fotográfica;
· Filmadora;
· Microfone/ Caixa de som;
7-
Avaliação:
A avaliação da aprendizagem é feita de
forma constante, será avaliada a execução do trabalho proposto, o desempenho
nas atividades propostas, além da participação individual ou/ em grupo dos
alunos na apresentação do projeto.
8-
Considerações Finais:
Ao nos propormos a trabalhar com a
temática Bullying em nossa escola, levamos em conta a necessidade e urgência de
contextos de discussão, debates, reflexão e ação em torno do assunto, enfatizando
a troca de experiências como forma de aprendizagem, a partir do contexto da
sala de aula.
Dessa maneira, devemos refletir sobre
nosso papel enquanto educadores, nossas práticas, a relação que estabelecemos
com nossos alunos, e o compromisso que temos com a educação, para que possamos
tomar iniciativa de interferir no momento adequado e de maneira adequada,
facilitando as aprendizagens, num ambiente onde haja respeito mútuo,
solidariedade e cooperação.
9-
Cronograma:
Período
de execução do projeto:
17/04/2011
a 15/06/2011
10-
Referências Bibliográficas:
v Site:
PT.wikipédia.org/wiki/bullying;
v You
tube.com/Bullying;
v CONSTANTINI, Alessandro, Bullying, como combatê-lo?
SP:Itália Nova editora, 2004;
Anexos
Palestra
da Policial sobre às práticas do Bullying nas escolas.
Alunos do 8° A participando da Palestra
Comentários
e exposições do Projeto
Vídeos
apresentados aos alunos sobre o tema : Bullying
Turma do 8° A
Comunidade Escolar ouvindo a Palestra
Apresentação de cartazes sobre o tema: Bullying
Endereço do vídeo:
“ O Bullying nas escolas, um
verdadeiro tratado sobre o assunto ”.
WWW.youtube.com/watch?v=zfnuo6hr8
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