sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Projeto sobre o Bullying



Escola Estadual “ Joaquim Mário Bonfim ”



Projeto

Escola sem

Bullying




Professores Responsáveis: Bianca, Ivete e Viviane.
Coordenação: Neusa Alves de Sousa
Direção: Lucia Antunes
Tema: Escola Sem Bullying
Turma: Período: Vespertino / 2013

1- Introdução:
         O Bullying tendo em vista que é um ato que descreve a violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender, visa-se aplicar performance adversa que iniba tais atos através de exemplos conscientes no decorrer do projeto.

2- Justificativa:

Às práticas de violência, discriminação e preconceitos, vivenciadas pelos educando no cotidiano da escola, têm apresentado como u grande desafio para os professores, equipe gestora, comunidade escolar e pais. Tais práticas, muitas vezes, podem acarretar dificuldades de aprendizagem e desencadear traumas ao longo da vida. Em virtude disso, lança-se mão aqui de atividades mantenedoras de ordem e respeito para coibir situações vexatórias os quais evidenciam - se o Bullying.

3- Objetivo específico :

Ø Envolver alunos, professores e a comunidade escolar no resgate á cidadania e os direitos humanos, combatendo práticas discriminatórias e preconceituosas no cotidiano escolar;
Ø Abordar as práticas de Bullying, tendo em vista as diferentes agressões ( moral, física, verbal, etc. ), vivenciadas no cotidiano das atividades escolares, nos diferentes tempos e espaços;
Ø Socializar com nossas pesquisas seminários sobre as práticas do Bullying, enfocando as diversas formas de manifestações, as características, os envolvidos e as conseqüências, além de formas de combate e propostas para a nossa escola;

4- Objetivo geral:

Ø Mobilizar professores, alunos, gestores e a comunidade escolar para, compreendendo o Bullying, buscar respostas e oportunizar ações para combatê-lo, tendo como princípios os valores a serem promovidos em sala de aula – apreciação, colaboração, entre outros - , propiciados de um clima de solidariedade e de respeito mútuo;


5- Metodologia:

         Este projeto desenvolverá através de etapas sendo:

1ª) Etapa:

         O projeto sobre: “ Escola Sem Bullying ”, desenvolverá através de uma fundamentação teórica a respeito do que é o Bullying, sua caracterização, os tipos, os locais que mais acontece as Leis que amparam vítimas do Bullying no Brasil. Os alunos utilizarão à Sala de Tecnologia para pesquisar sobre o assunto usando ( computadores e internet).

2ª) Etapa:
         Após a pesquisa teórica, os alunos confeccionarão faixas e cartazes com frases e dizeres sobre o Bullying nas escolas. Farão exposições deste material dentro e fora da sala de aula. Por meio destes abrirão debates e discussões sobre o assunto a fim de que falem de suas experiências e vivências ocorridas no ambiente escolar.
3ª) Etapa:
         O projeto desenvolverá com apresentações teatrais, histórias em quadrinhos, paródias, acrósticos, com apresentações na sala de aula e à comunidade escolar.
4ª) Etapa:
 Serão apresentados aos alunos vídeos que ressaltem um pouco mais sobre o tema ( You tube ) também que enfatizará a discussão, este foi estendido à toda comunidade escolar.
5ª) Etapa:
         Para finalizar este projeto, os alunos farão comentários finais sobre o assunto, declarações, comentários e sugestões de como combater o Bullying na escola, para toda a comunidade escolar, tendo o apoio de um palestrante ( Autoridade ), que fará uma explanação sobre o tema a fim de que oriente os alunos a combater o Bullying nas escolas e como isso traria conseqüências drásticas a quem praticá-lo.
6ª) Etapa:
         Os alunos irão postar o projeto no Blog da escola.

6- Recursos Didáticos:
·       Computadores / Internet;             
·       Livros Didáticos;
·       Jornais;
·       Revistas;
·       Data Show;
·       Faixas e Cartazes;
·       Áudio;
·       Sala de Tecnologia;
·       Câmera fotográfica;
·       Filmadora;
·       Microfone/ Caixa de som;

7- Avaliação:
         A avaliação da aprendizagem é feita de forma constante, será avaliada a execução do trabalho proposto, o desempenho nas atividades propostas, além da participação individual ou/ em grupo dos alunos na apresentação do projeto.

8- Considerações Finais:
         Ao nos propormos a trabalhar com a temática Bullying em nossa escola, levamos em conta a necessidade e urgência de contextos de discussão, debates, reflexão e ação em torno do assunto, enfatizando a troca de experiências como forma de aprendizagem, a partir do contexto da sala de aula.
         Dessa maneira, devemos refletir sobre nosso papel enquanto educadores, nossas práticas, a relação que estabelecemos com nossos alunos, e o compromisso que temos com a educação, para que possamos tomar iniciativa de interferir no momento adequado e de maneira adequada, facilitando as aprendizagens, num ambiente onde haja respeito mútuo, solidariedade e cooperação.

9- Cronograma:
Período de execução do projeto:
17/04/2011 a 15/06/2011

10- Referências Bibliográficas:
v Site: PT.wikipédia.org/wiki/bullying;
v You tube.com/Bullying;
v CONSTANTINI, Alessandro, Bullying, como combatê-lo? SP:Itália Nova editora, 2004;



Anexos





Palestra da Policial sobre às práticas do Bullying nas escolas.











     Alunos do 8° A participando da Palestra
Comentários e exposições do Projeto

Vídeos apresentados aos alunos sobre o tema : Bullying



Turma do 8° A

               
Comunidade Escolar ouvindo a Palestra
Apresentação de cartazes sobre o tema: Bullying

Endereço do vídeo:
“ O Bullying nas escolas, um verdadeiro tratado sobre o assunto ”.
WWW.youtube.com/watch?v=zfnuo6hr8

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